moda e cinema por marie rucki. em sp (parte 1)

 

*Parei tudo para pensar. Estou em São Paulo ouvindo a mestra maior da moda Marie Rucki, diretora do Berçot, de Paris. Tentarei passar para vocês um pouco do tudo que é ouví-la. 

Moda e cinema não flertam, eles têm uma longa história de amor, e, embora o cinema não traduza a profundidade da moda, mesmo quando tenta, a moda recorre ao cinema concomitantemente, como uma fonte inesgotável, um caso de amor entre uma velha senhora volúvel e um jovem afoito.

Marie Rucki, diretora do Studio Berçot, e Fabrice Paineau, jornalista de moda e professor de artes da escola francesa, falam em SP sobre esta dileta relação. Rucki começa expondo a longa discussão que se seguiria chamando os dois, moda e cinema, de fenômenos artísticos, estreitando-se um pouco mais, diz que o cinema de arte aproxima-se da alta costura , está no princípio da cadeia, é como as apresentações herméticas lançadores de tendências. “Para os que vêem e crêem”, filosofa. Madame Ruckie compara ainda: os profissionais envolvidos em um desfile e um filme são mais  os mesmos. Moda traduz época, filme também. Outro encontro. Fabricie e Ruckie apresentam cenas de três versões de Maria Antonieta. 1938 Norma Shearer, fez uma Maria Antonieta limpa, sem grandes afetações, como a época da filmagem. 1950, Michele Morgan se valeu das jóias distantes as do século 18. 2006, Kirsten Dunst, jovem guardava em seu closet um All Star (imagens de moda, imagens cinematográficas – fieis, não se traem, seguem seu tempo, indissolúveis a ele).

 “O cinema é escravo da moda e a moda, do cinema”, finalizou Madame Rucki. PARA PENSAR!!!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s