Coleção Ressurgir

 

“Quando a gente não desperdiça , a gente transforma”, li isso em um banco de praça em Moçambique, um país em plena reconstrução. Aquilo me soou familiar, pertinente e hoje – mais ainda – imperativo. Como jornalista , especialista em moda, consultora de imagem e hoje designer dedicada ao meu projeto Alina Amaral, contextualizo novos formatos e continuo tentando imprimir em meu trabalho o “Conteúdo” que para mim é princípio de transformação .
A “Capsule” Coleção “Ressurgir” apresentado no Inova Moda Alagoas, trás a síntese das peças e figurinos que assinei nos últimos 8 anos para artistas nacionais como Daniela Mercury, Mari Antunes, Elba Ramalho, Carlinhos Brown, entre outros . Minha marca tem idéias associadas  #slowfashion ou #modalenta . Minha perspectiva de luxo está na crença e paixão pela complexidade das minhas imagens . Hand Made, em cerca de 70%, é a minha forma e objeto de pesquisa . Desconstruir o bordado é a minha intenção – oferecer a ele assimetria, volume e personalidade são as minhas buscas. Minhas formas são contemporâneas , simples. A composição é diversa: flertando com o recycle e reaproveitamento de materiais , desloco materiais de um universo para outro com intenção de fazer meu próprio luxo . Nestas peças há desconstrução de outras , há elementos acessórios aplicados como jóias em bordados . Os tons são adquiridos – todos . Todos os tecidos foram tingidos em processo natural . Os tons indigos foram manipulados para atingir o que desejei . O black usado nas bases tem nuances distintas devido à absorção do tecido ao tingimento . 70% das peças são originárias de reaproveitamento. A imagem é urbana – meu trabalho pressupõe esse MIX entre o urbano, o regional , o universal – e por universal entenda se todas as possibilidades de composições e texturas . A marca Alina Amaral é “Patchworkeira” , livre e apenas comprometida com a beleza a forma e a identidade. Rendas regionais, rendas de outras origens , bicos, aviamentos de diversas origens ,crochês, pedrarias, retalhos de couro , flores de retalhos, paetês convivem harmonicamente . O resultado é o meu DNA.
Os acessórios usados na Mostra são assinados por Mylle Maranhão da ZirconiaMix que se utilizou de retalhos de rendas nordestinas e sucatas das peças produzidas para a mostra, pedras brasileiras e cristais.

#alinaamaral #handmade #feitoamao #patchworkeira #patchwork #inovamodaalagoas #moda #recycle #alagoas #slowfashion #modalenta